COROAÇÕES DO MÊS DE MAIO - 2024
As Coroações de Mês de Maio são reconhecidas como Bem Cultural Imaterial pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), aprovado pelo Decreto n°1.732 de 21 de novembro de 2011.
O que é a Coroação do Mês de Maio?
Trata-se de uma manifestação cultural, religiosa e histórica do município de Capim Branco registrada como Bem Cultural Imaterial.
Os bens imaterias constituem os saberes, os modos de fazer e de celebrar, as expressões do homem e da natureza. O REGISTRO de bens culturais IMATERIAIS permite a continuidade de suas manifestações e também o acompanhamento de suas transformações ao longo dos anos ao ser praticado pelas gerações futuras.
No ano de 2014 o município de Capim Branco, através do desenvolvimento de políticas de preservação do patrimônio cultural, obteve junto ao IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) o reconhecimento do primeiro registro de um bem imaterial para cidade: as Coroações do Mês de Maio. Este foi realizado e cuidadosamente elaborado a partir dos procedimentos necessários à instauração do referido processo, aprovado pelo Decreto nº 1.732 de 21 de novembro de 2011.
Tal reconhecimento foi motivado pelas noções de pertencimento e identidade local geradas pela celebração das Coroações há mais de meio século; pela necessidade de preservação da história e memória coletiva deste bem cultural às gerações futuras e pelo sentimento despertado junto à comunidade por esta manifestação cultural, religiosa e histórica.
Acesso à Informação

06/10/2025