Administração Municipal realiza entrega de tablets aos ACS
Os equipamentos seram utilizados no dia a dia de trabalho, através do Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde.
O prefeito Elmo Alves do Nascimento e a Secretária de Saúde, Thais Damiani, entregaram tablets aos Agentes Comunitários da Saúde (ACS), para utilização no dia a dia de trabalho, através do Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde (Informatiza APS). Também estiveram presentes a Coordenadora da Atenção Primária Flávia e o Gerente de Vigilância em Saúde Juliano Henrique.
Os equipamentos contém o sistema da Atenção Básica E -SUS AB TERRITÓRIO, que será alimentado pelos ACS durante as visitas. Até então, os agentes preenchiam manualmente as planilhas e, depois, lançavam os dados no sistema. Agora, como os dados serão preenchidos e lançados apenas uma vez, a produtividade será aumentada, assim como a qualidade do atendimento – uma vez que os agentes, enfermeiros e médicos e demais equipe multiprofissional terão mais informações sobre o histórico dos pacientes.
Outro fator relevante da informatização dos dados é a possibilidade de monitoramento do desempenho dos agentes.
O prefeito Elmo Alves, durante a entrega, parabenizou os agentes pelo trabalho desenvolvido e, principalmente, pelas inovações propostas pelos agentes. “Agradeço o Trabalho e empenho de vocês, que a cada dia se esforçam para que realizamos uma saúde de qualidade”, disse.
A secretária Thais Damiani parabenizou a equipe e ressaltou que o trabalho do município está caminhando em conformidade com as exigências e orientações do Governo Federal. “Estamos trabalhando em busca de melhorias para a saúde dos nossos munícipes e buscando cumprir exigências do Ministério da Saúde, como cadastramento, metas de indicadores epidemiológicos e assistenciais, informatização da Saúde e o investimento no trabalho de promoção e prevenção à saúde”, comentou a secretária.
O Programa Previne Brasil, muda a forma de repassar recursos federais para os serviços de saúde da Atenção Primária. Além dos critérios relacionados ao cadastramento de pacientes e o desempenho por indicadores, também há o incentivo para adesão a programas estratégicos do Ministério da Saúde. Um desses programas é a informatização das unidades de saúde, chamado Informatiza APS. Pela primeira vez, o governo federal vai ajudar a custear o uso do prontuário eletrônico. “O Ministério da Saúde valoriza e incentiva o registro e a informação que é feita com qualidade. O melhor registro é aquele feito pelas equipes que usam o prontuário eletrônico do cidadão”,
O Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde viabiliza a alimentação de dados em uma única plataforma que concentra os sistemas de informação. Isso dá celeridade à organização dos dados que chegam pela porta de entrada preferencial do SUS. Com a adesão à informatização, o gestor poderá solicitar recursos adicionais para financiar as equipes de Saúde da Família e as de Atenção Primária para a qualificação das informações do paciente.
Acesso à Informação

06/10/2025