Nota de Esclarecimento
Acerca da situação da Rua Santa Luzia, no Bairro Represa.
O Prefeito Municipal de Capim Branco, conjuntamente com o Secretário Municipal de Gestão Urbana e Obras, esclarecem que o asfaltamento da rua Santa Luzia (bairro Represa) foi feito em 2012, com algumas ações de tapa-buraco em 2016. Nas duas ocasiões, em gestões anteriores, a camada de asfalto aplicada não atendeu às normas técnicas de qualidade, bem como não foram realizadas as ações necessárias de drenagem, fundamentais na via que possui grande inclinação – como pode ser observado facilmente.
A Gestão Atual reconhece o problema e vem se planejando para resolvê-lo de forma definitiva. Porém, é fundamental contextualizar que os municípios mineiros estão passando por grandes dificuldades financeiras, sobretudo pela falta de repasses do Governo de Estado no ano de 2018. A dívida do Estado com Capim Branco é de R$3.304.912,76 (três milhões, trezentos e quatro mil, novecentos e doze reais e setenta e seis centavos), ou seja, um pouco mais de 15% do valor previsto no orçamento municipal em 2018. O impacto disso para cidade é enorme, sendo que o pagamento dos salários dos servidores e as ações de saúde, educação e limpeza urbana foram priorizados, em detrimento do pagamento de fornecedores (que se acumularam para o ano de 2019), bem como das obras de infraestrutura.
Para minimizar os buracos apresentados na rua Santa Luzia, rotineiramente é feito o tapa-buraco com cascalho. Como ainda há previsão de chuvas para os próximos dias, tal ação paliativa está prevista para ser feita novamente na próxima semana. Já a solução definitiva de drenagem e asfalto, está sujeita à disponibilidade de recursos do Município e posterior processo licitatório.
Sobre o pequeno trecho da rua sem iluminação pública, os gestores esclarecem que já existe um processo licitatório em andamento e, tão logo a empresa seja contratada, haverá a ampliação de rede no local.
Utilidade Pública: A ampliação da rede de iluminação pública é de responsabilidade da Prefeitura e os locais onde o serviço é necessário já foram mapeados e, assim que o processo licitatório for concluído, as ações serão iniciadas. Já a manutenção de “postes apagados” ou troca de lâmpadas é de responsabilidade da CEMIG (por meio de liminar) e deve ser solicitado no telefone 116 pelo morador.
Acesso à Informação


06/10/2025