Inauguração do Espaço Plano Diretor
No dia 05 de abril de 2017 às 14 horas, será realizada uma solenidade de Inauguração do Espaço Plano Diretor no Museu Histórico de Capim Branco.
No dia 05 de abril de 2017 às 14 horas, será realizada uma solenidade de Inauguração do Espaço Plano Diretor no Museu Histórico de Capim Branco. A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Minas Gerais iniciaram, no final de janeiro de 2016, a quarta fase do processo de revisão dos Planos Diretores (PDs) de onze municípios da RMBH.
Essa fase corresponde à elaboração do Produto 4 que prevê a concepção de espaços físico e digital em cada município, Esses espaços são concebidos para estimular a divulgação e a participação da sociedade no processo de revisão do Plano Diretor e constituem canais permanentes de comunicação e de encaminhamento de sugestões e informações entre a equipe responsável pelos trabalhos técnicos e a sociedade em geral. São espaços que também servem ao propósito de capacitação, divulgação e condensação de informações e propostas relacionadas ao processo.
Dos onze municípios atendidos pelo contrato, seis já agendaram a reunião com os Grupos de Acompanhamento (GAs) para tratar o desenvolvimento do trabalho. O objetivo principal deste primeiro encontro é visitar os possíveis locais para escolha e montagem do Espaço Plano Diretor e definir um cronograma preliminar para a sua efetivação e as responsabilidades de cada membro. As reuniões marcam o início dos trabalhos dos GAs formados em audiências públicas locais. Esses grupos são compostos por representantes do Executivo, Legislativo e Sociedade Civil.
Segundo Daniela Adil, que faz parte da equipe técnica da UFMG responsável pela revisão dos planos diretores, a implantação dos espaços do PD tem relação com os Lumes – Lugares de Urbanidade Metropolitana. Ela ressalta que, depois de terminada a revisão dos planos diretores, a proposta é tornar os espaços concebidos em lugares permanentes de reflexão e proposição de ações para o município, numa perspectiva metropolitana, assim como os Lumes. “É importante que esses espaços continuem a refletir não só o município, mas também a região metropolitana”.
Daniela Adil participou da reunião que aconteceu nesta quarta-feira (08/02) em São Joaquim de Bicas, no Centro Social do município. Nela foram definidos o local de funcionamento do Espaço Plano Diretor, a agenda de reuniões e a divisão de tarefas entre os participantes do GA, entre elas, a de decidir como será feita a mobilização da população em relação ao plano diretor.
Acesso à Informação

06/10/2025