Alerta Febre Amarela
Munícipes que pretendem viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata do País - como Tocantins, Goiás, Pará, Distrito Federal, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul -, devem se vacinar de segunda a sexta-feira na Unidade Básica de Saúde “Domingos Ferreira Valadares”.
ALERTA FEBRE AMARELA
Em razão do atual surto de febre amarela que acomete alguns estados, a Secretaria de Saúde de Capim Branco realizou no dia 02/02/2017 um treinamento no Auditório Municipal para as equipes da Estratégia Saúde da Família – ESF (Agentes comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem). O treinamento contou também com a participação de alguns Membros do Conselho Municipal de Saúde.
Tal treinamento objetivou primeiramente esclarecer que NÃO há risco de transmissão da doença no Município, além de informar sobre os sinais e sintomas da doença e orientar a todos sobre a importância do CARTÃO DE VACINA atualizado.
Foi informado que a vacina deve ser tomada apenas por pessoas que viajarão para áreas endêmicas, não sendo necessária a imunização total da população.
“A doença é transmitida por mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem na beira de rios e nas matas, não havendo ocorrência em Santos. Portanto, não há motivo para pânico”, orienta a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras.
Munícipes que pretendem viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata do País - como Tocantins, Goiás, Pará, Distrito Federal, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul -, devem se vacinar de segunda a sexta-feira na Unidade Básica de Saúde “Domingos Ferreira Valadares” Localizada na Rua Tenente Salvelino nº 410 – Centro das 07h às 16h. É preciso levar documento oficial de identificação com foto ou certidão de nascimento (no caso de menores), cartão do SUS e CARTÃO DE VACINAÇÃO.
O viajante precisa estar vacinado com no mínimo dez dias de antecedência da data da viagem.
Crianças a partir de 9 meses, que moram ou vão viajar para área endêmica, devem tomar a vacina e receber reforço aos quatro anos.
Adultos precisam tomar uma dose, com reforço único após 10 anos.
QUEM DEVE VACINAR????
O esquema da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças.
As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida.
Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira.
A população que não vive na área de recomendação ou não vai se dirigir a essas áreas não precisa buscar a vacinação NESTE MOMENTO.
ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO
Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados. Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela conforme orientação da secretaria de saúde, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.
Acesso à Informação

06/10/2025