Prefeitura Municipal de Capim Branco

Você sabia?
Imprimir Email

Institucional

História

por Comunicação

18/03/2013 10:00

 

Capim branco

"capim branco"

História e Formação do Município

A descoberta do ouro, no período da história do Brasil Colonial entre o final do século XVII e início do século XVIII, na região das cidades de Sabará, Caeté, Mariana e Ouro Preto (1690) e posteriormente, a descoberta de diamantes (1729) na região do Tejuco (Diamantina) e Vila do Príncipe (Serro) teve decisiva importância na descoberta desses locais, pois cerca de dois terços das lavras se concentravam em Minas Gerais, com o restante distribuído entre Goiás, Mato Grosso e Bahia.

Como na época não existiam meios de transporte avançados, os produtos resultantes do extrativismo eram transportados por caravanas de tropeiros, que percorriam caminhos, na maioria das vezes, às margens dos rios, locais de fácil acesso às águas e onde podiam ser encontrados alimentos para os animais. Na rota do comércio, havia locais em que esses tropeiros e viajantes paravam para descanso ou hospedagem. Numa dessas paradas, resolveram acampar e pernoitar às margens do Ribeirão da Mata, numa planície esverdejante, onde ficava o “Rancho Grande”, uma das primeiras moradias do local. Ao acordarem no dia seguinte, para a surpresa de todos, viram a planície toda esbranquiçada. Imaginaram que havia caído geada; o tempo era frio, mas não o bastante para tal. Admirados, correram para certificar-se do que se tratava. E se depararam com milhares de flores minúsculas, todas branquinhas, que mais pareciam um tapete. Grande foi o espanto de todos ao verificar que as flores eram originárias de uma espécie de gramínea nativa da região. Por isso a denominação - Capim Branco - dada pelos tropeiros.

A criação do distrito e a oficialização do nome se deram no antigo município de Santa Luzia do Rio das Velhas - atualmente, Santa Luzia - através do Decreto nº. 184, de 06 de setembro de 1890.

Em 07 de setembro de 1923, através do Decreto nº. 843, o distrito de Capim Branco passou a pertencer ao município de Pedro Leopoldo. Em 31 de dezembro de 1943, através do Decreto nº. 1058, o distrito passou a fazer parte do recém-criado município de Matozinhos.

A emancipação se deu no dia 12 de dezembro de 1953, através da Lei nº. 1039, da mesma data. O município foi instalado em 1º de Janeiro de 1954.

 

Referência Livro “Capim Branco: Minha Cidade, Meu Patrimônio”.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página